PRESIDENTE DA ULES FALA AO CAIXOTE


O presidente da união londrinense dos estudantes secundaristas – ULES, André Fabio Lopes disse com exclusividade ao caixote a atual situação da entidade e as pretensões de seu mandato.


SoBE NO CAIXOte: Presidente como você ingressou no M.E.?

André Fabio Lopes:Sempre gostei de política e participei dos debates em sala de aula, porem não a organização estudantil, então conheci o Denis (ex-presidente) que apresentou a entidade.


SoBE NO CAIXOte:Você algum grêmio estudantil?

André Fabio Lopes: Não diretamente, mas auxiliei vários desde sua organização estatutária e apoio cotidiano.


SoBE NO CAIXOte:Como está a entidade hoje?

André Fabio Lopes:A relação da entidade perante a ultima década não é a melhor , pois a entidade passou por uma grande crise em 2006 e desestruturou o Movimento secundarista na cidade. E até hoje alunos e professores me questionam a respeito da época.


SoBE NO CAIXOte:Já que tomos na crise de 2006 como fica o processo de carteiras estudantis este ano?

André Fabio Lopes:Esse ano a executiva da entidade definiu terceirizar a prestação do serviço, tendo em vista que nós [executiva] devemos nos preocupar no desenvolvimento da política educacional e manutenção dos grêmios estudantis, pois não podemos transformar a entidade em uma fábrica de carteiras.


SoBE NO CAIXOte: Qual será o custo da carteira estudantil e quais os benefícios que ela trás?

André Fabio Lopes:Bom, a carteira custará 5 (cinco) reais e os benefícios são garantidos por lei como meia entrada em eventos que proporcionam cultura e entretenimento, alem de uma parceria com Associação Kaiko, que o aluno que apresentar a carteira terá o 1° mês gratuito e posterior desconto na mensalidade e na matrícula e estamos buscando o apoio do Conselho municipal de Juventude CONJUVE.


SoBE NO CAIXOte: Em relação a alteração da lei nacional de carteira que visa retroceder o direito do beneficio criando cotas em eventos, qual a posição da ULES?

André Fabio Lopes:Somos contra, porque achamos um retrocesso tendo em vista que direito conquistado não se mexe, se amplia. Precisamos criar mecanismos que busque inibir a emissão escancarada de carteiras comprovando que o proprietário da carteira é estudante de verdade.


soBE NO CAIXOte:A respeito da reforma da ULES como esta o processo?

André Fabio Lopes:Assumi agora no final de 2008, e acompanhei o processo da segunda parte do projeto, que atualmente esta parada na procuradoria geral do município sob alegação que não consta na lei de aprovação a reforma geral. A primeira parte foi concluída [reforma do telhado] e estamos buscado a viabilização da segunda etapa do projeto.


soBE NO CAIXOte: A respeito do passe livre qual a sua opinião?

André Fabio Lopes: A ULES historicamente sempre defendeu o passe livre para os estudantes, mas defendemos o passe livre social que tem como objetivo proporcionar aos estudantes de baixa renda o acesso a educação como primeiro passo para a universialização do acesso a educação.


soBE NO CAIXOte:Qual sua expectativa para o m.e. nos próximos anos?

André Fabio Lopes: Nossa expectativa é fortalecer o m.e. novamente no município pautando o passe livre social, e as políticas publicas de juventude no município.


Entrevista concedida: 13 de fevereiro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário